segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Os perigos do ar condicionado



Condicionador de ar sujo



 Falta de manutenção de equipamentos pode causar doenças que comprometem a saúde
da empresa. Conheça os sintomas e as formas de evitar.
- O ar-condicionado é uma das piores ameaças à saúde dos trabalhadores que sofrem com alergia. Quando sua manutenção não é feita regularmente, o equipamento se torna um reservatório de poeira, ácaros e bactérias. O resultado é muita tosse, coceira no nariz e mal-estar, principalmente naqueles prédios em que o ar-condicionado central raramente passa por limpezas.
O problema é tão sério que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a cunhar o termo Síndrome dos Prédios Doentes, na década de 80, para designar os males que acometem quem trabalha nesses ambientes.
Os sintomas da alergia causada pelo ar-condicionado podem ser tosse, coriza, febre, dor no peito, sonolência e até mal-estar. Com isso, o rendimento de muitos trabalhadores é prejudicado. No final das contas, há aumento das despesas da empresa, tanto com atendimento médico como com o afastamento temporário do funcionário.
O médico alergista Roberto Ronald explica que o ar-condicionado sujo funciona como um verdadeiro exaustor, espalhando ácaros e bactérias. "Se o ar-condicionado for central e a manutenção for mal feita, a situação é muito pior. Aquilo ali vira uma casa de ratos e de baratas. Os detritos vão sendo jogados no filtro e acabam no nariz e no pulmão das pessoas", alerta. O alergista recomenda que o sistema de ar-condicionado central passe, a cada três meses, por inspeções realizadas por profissionais ligados a laboratórios especializados.
Já o aparelho de ar-condicionado individual, usado em residências e escritórios, precisa ser limpo uma vez por semana, pelo menos.
De acordo com Ronald, todo caso de alergia deve ser tratado por um especialista e nunca com automedicação. "A alergia pode passar, mas deixa marcas. Toda crise de asma deixa uma pequena fibrose no pulmão que vai se somando às outras com o passar do tempo e com o passar das crises. A mesma coisa é no nariz. Em uma rinite de longa duração e mal tratada, o indivíduo já não vai mais sentir os odores, perde a olfação e perde parte do paladar. Nos casos mais avançados vai ter um mau odor enorme no nariz que só é corrigido com o uso de lavagens", explica.
Se você desconfia que o ar-condicionado de seu trabalho está contaminado por falta de limpeza, procure a vigilância sanitária municipal de sua cidade, visando inspeção e fiscalização da qualidade do ar.



Fonte:

Relatório RH

Nenhum comentário:

Postar um comentário